Michele Collins ressalta Semana Municipal do Aleitamento Materno - Michele Collins

Michele Collins ressalta Semana Municipal do Aleitamento Materno

Em alusão ao Dia Mundial da Amamentação que ocorre todo 1º de agosto, a vereadora Michele Collins (PP) ressaltou, na reunião Ordinária virtual desta segunda-feira (2), na Câmara do Recife, a Semana Municipal do Aleitamento Materno, instituída pela lei número 17.910/2013 de sua autoria. “A semana começou neste domingo com homenagem às mulheres recifenses. Nós incentivamos a realização de campanhas, debates, seminários, aulas, palestras, distribuição de panfletos, cartazes e informações sobre o leite materno”.

Michele destacou a importância da amamentação e lembrou ter sido doadora de leite materno. “É importante não só amamentar, mas doar. Vários bancos de leite precisam de reforços, principalmente neste período de pandemia. Precisamos fortalecer o trabalho desses bancos de leite incentivando a doação. A amamentação fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho, previne a hemorragia e anemia materna, já que é a sucção do bebê que auxilia na contração uterina e ajuda até a diminuir o tamanho do abdômen da mulher”. 

De acordo com a parlamentar, os índices de aleitamento aumentaram no Brasil. “O país possui 222 bancos de leite humano. De 2019 a 2020 cerca de 181 mil mulheres doaram mais de 226 litros de leite. Até junho deste ano foram doados 111 mil litros. O Ministério da Saúde investiu, no ano passado, em R$ 17 milhões em caráter excepcional no apoio ao leite materno e na alimentação complementar adequada para crianças menores de 2 anos, dados da estatística do Alimenta Brasil”, disse. 

Ao final do discurso, Collins parabenizou as mães e exaltou a relevância da liberdade da mulher amamentar a qualquer hora e em qualquer lugar. “Queria parabenizar todas as mulheres que se disponibilizam a colocar a vida em primeiro lugar, os filhos em primeiro lugar, amamentação em primeiro lugar. Queria também fortalecer o pedido do apoio aos locais de amamentação, que todos os locais sejam livres para que a mulher possa amamentar onde ela quiser e na hora que ela quiser”, exaltou.