Michele Collins propõe criação de Centros de Convivência de Idosos no Recife - Michele Collins

Michele Collins propõe criação de Centros de Convivência de Idosos no Recife

Unidades vão servir de complemento para o trabalho exercido em abrigos

 

A situação dos idosos no Recife foi o tema do pronunciamento da vereadora Missionária Michele Collins (PP) nesta segunda-feira (20). Da tribuna da Câmara Municipal, a parlamentar defendeu o Projeto de Lei Ordinária 374/13, de sua autoria, que visa instituir na capital pernambucana Centros de Convivência de Idosos.

“O principal objetivo dessa ação é promover o fortalecimento de atividades associativas, produtivas e promocionais que contribuam para a autonomia e para o envelhecimento ativo e saudável. Além disso, a proposta surge para prevenir o isolamento social, promovendo a socialização e o aumento da renda própria das pessoas idosas”, destaca.

De acordo com a matéria, os Centros de Convivência vão seguir as especificações da portaria 73, do antigo Ministério da Previdência Social. Os espaços vão possuir capacidade para atender 200 idosos, que poderão usar a unidade quatro dias por semana, em turnos de quatro horas diárias. Essas unidades vão servir como um complemento a estes abrigos, contemplando condições de acessibilidade para idosos com algum tipo de deficiência e/ou mobilidade reduzida.

As condições precárias de alguns abrigos do Recife também foram abordadas pela vereadora no discurso. “Alguns desses estabelecimentos têm passado por dificuldades estruturais e de pessoal. Por isso, não conseguem dar o suporte necessário para os idosos”.

Michele Collins ainda destacou o crescimento da população idosa no Brasil, algo que ocorre desde a década de 1960. Neste momento, há 20,5 milhões de brasileiros com mais de 60 anos . “O número representa quase 11% da população”, avalia. “Esse crescimento proporciona um forte impacto nas demandas sociais e o estado tem exercido um papel importante na preservação da terceira idade”, conclui.