Michele Collins destaca importância da prevenção de acidentes envolvendo crianças

 

Segundo os números apresentados pela vereadora Michele Collins (PP), durante reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife realizada por videoconferência, na manhã desta segunda-feira (13), os acidentes envolvendo crianças são preocupantes. “De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 3,6 mil crianças brasileiras morrem por ano e, no Recife, 55% dos casos de internação de 0 a 4 anos são causados por acidentes”.

Michele Collins disse que esteve presente em um debate virtual com a ONG Criança Segura, de São Paulo e a ONG Visão Mundial e que será realizada a Semana da Criança Segura, onde debates, roda de diálogo e cursos sobre os cuidados básicos para evitar acidentes serão exibidos. “As medidas de segurança podem salvar milhares de vidas, se essas forem respeitadas. Os acidentes são hoje a principal causa de morte de crianças, de um a 14 anos no Brasil. Entretanto, 90% deles podem ser evitados com medidas simples de prevenção”.

Ela destacou ainda que o problema não afeta somente a vítima, mas toda a sua família. “Alguns pais acabam tendo que se ausentar do trabalho para cuidar da criança que está hospitalizada, o que reduz a renda familiar. Além disso, a criança tem que se ausentar da escola por muitos dias, perde conteúdo e o convívio com os colegas, o que pode impactar negativamente seu desempenho escolar e, consequentemente, suas oportunidades na vida adulta”.

A parlamentar anunciou que está representando a Casa de José Mariano no Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) e que apresentará um projeto de lei que institui a Semana Municipal da Prevenção de Acidentes com Crianças. “Com muita honra passarei a representar a Câmara no COMDICA. Hoje, 13 de julho, são comemorados os 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, então considero ser oportuno apresentar as proposições”.

Michele Collins firmou que ainda esta semana dará entrada na Câmara a um projeto de lei que institui a Semana Municipal da Prevenção de Acidentes com Crianças.  “Precisamos proteger as nossas crianças e os poderes constituídos devem se unir com as organizações da sociedade civil para mudar essa triste realidade que afeta muitas famílias”.