Michele Collins celebra edição de livro sobre 100 anos da Assembleia de Deus

Para homenagear a passagem dos 102 anos da Assembleia de Deus no Estado, a vereadora Michele Collins (PP) requereu voto de aplauso ao historiador Jairo Rodrigues de Freitas, pela autoria do livro “100 Anos da Assembleia de Deus em Pernambuco: A História Completa”. Ela disse na manhã desta terça-feira (14), na reunião da Câmara do Recife, por videoconferência, que o autor tem extenso curriculum, sendo mestre em Educação, além de outros títulos. A obra foi construída após dez anos de pesquisas.

Michele Collins pontuou que o historiador Jairo de Freitas discorre em sua obra sobre a trajetória da Assembleia de Deus em Pernambuco, que já conta com 102 anos de atuação no Estado e 108 no país. Disse ainda que o trabalho dele não se limita à realização desse livro, pois tem longo trabalho dedicado à recuperação de usuários de drogas.

A vereadora relatou que o livro conta a história e a trajetória do trabalho realizado pela denominação em Pernambuco, demonstrando inclusive que um de nossos governantes era assembleiano. “Ele discorre sobre o processo de evangelização no Estado e sobre os participantes importantes da Assembleia de Deus”.

Ela disse também que a obra traz importantes informações sobre quem foi o pioneiro da Assembleia de Deus em Pernambuco, as dificuldades enfrentadas pelos missionários assembleianos, notícias publicadas nos principais jornais pernambucanos nos últimos 100 anos, entre outras. “São registros históricos que proporcionam ao leitor o deleite e enriquecimento cultural”.

 Em uma década de pesquisa, o autor apresentou inúmeros fatos, muitos deles desconhecidos pelo público, como a criação do primeiro orfanato evangélico pentecostal do Brasil e o único assembleiano que governou o Estado de Pernambuco até os dias atuais. O livro retrata acontecimentos, como a criação da Harpa Cristã, as Convenções Gerais realizadas no Recife, o centenário da Igreja, entre outros.

 Na justificativa do requerimento, a vereadora pontuou que o autor é tenente-coronel da Policia Militar de Pernambuco. Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco, com habilitações em Magistério, Supervisão Escolar, Orientação Educacional e Administração Escolar, e graduação em História pela Unicesumar.  É especialista em Psicopedagogia, pela Faculdade Santa Helena, e em Docência do Ensino Superior, pela Faculdade para o Desenvolvimento de Pernambuco. É Mestre em Educação pela Universidad Europea del Atlántico (2017). “Realiza um importante trabalho de prevenção às drogas e à violência em vários estados brasileiros”.