Michele Collins pede mudança de protocolo para Covid-19 - Michele Collins

Michele Collins pede mudança de protocolo para Covid-19

A vereadora Michele Collins (PP) sugeriu que o protocolo de tratamento dos infectados por coronavírus seja modificado, a exemplo de algumas experiências como a da Espanha, implantada por uma médica brasileira. A sugestão foi feita durante reunião ordinária na Câmara do Recife, na tarde desta segunda-feira (18), por videoconferência. Disse que baseou a solicitação em relatos de médicos que tem chegado até ao gabinete dela. Por isso, acha que a rede de Postos de Saúde da Família (PSF), pode distribuir remédios e fazer a triagem dos pacientes, diminuindo a superlotação dos hospitais.

Para ela, o kit das drogas é barato e pode ser distribuído pela rede dos Postos de Saúde. A vereadora argumentou que pacientes em estágio inicial estão sendo mandados para casa para ficarem isolados, tomando medicação para febre e dor. Lembrou que ainda não existem medicamentos com eficácia e nem vacina, mas há remédios que pode ajudar. Citou o tratamento da médica brasileira, Marina Bucar, que atua na Espanha e cujo tratamento foi levado para Floriano, interior do Piauí, com resultados positivos, segundo médicos.

Michele Collins disse que há médicos defendendo esta mudança e citou Blancar Torres, pneumologista da Universidade Federal de Pernambuco, e Jesemberg Campos,  também da UFPE. Segundo ela, se os pacientes forem atendidos no começo com este novo protocolo a possibilidade de cura é grande. Para ela, o poder público está agindo muito bem, mas poderia pensar na mudança de protocolo, pois os números não param de subir.