Missionária Michele Collins quer apoio psicológico para profissionais de saúde - Michele Collins

Missionária Michele Collins quer apoio psicológico para profissionais de saúde

A vereadora Missionária Michele Collins (PP) demonstrou, nesta terça-feira (5), estar preocupada com o efeito psicológico do enfrentamento à pandemia de covid-19 nos profissionais de saúde do município. Durante a reunião ordinária da Câmara do Recife, realizada por meio de videoconferência, a parlamentar defendeu um requerimento de sua autoria, em que solicita ao Poder Executivo que disponibilize acompanhamento psicológico aos trabalhadores que atuam na linha de frente do combate ao novo coronavírus.

“Alguns desses profissionais vão ficar tão traumatizados que sequer poderão colocar o pé dentro de uma UTI. É muito sério, o estresse que eles estão vivendo. Por falta de equipamentos de segurança, por falta de equipe, pela morte de alguns profissionais”, contextualizou a vereadora. “Imaginem a pressão de ver pessoas adoecendo, morrendo, pessoas sem expectativa de vida. E vemos esses profissionais dando o seu máximo empenho e esforço. Eles precisam retornar para suas casas e encontram outro grande problema, lidar com a pressão de proteger suas famílias sabendo que podem ser vetores da doença. Temos relatos de profissionais de saúde sofrendo preconceito de seus vizinhos”.

Para Michele Collins, o atendimento psicológico poderia amenizar o impacto da luta contra a pandemia na saúde mental de médicos, enfermeiros e técnicos. “Não precisa ser presencial. Existem até psicólogos se oferecendo voluntariamente para prestar esse serviço. É importante que a gestão viabilize um formato para que esses profissionais sejam acolhidos, apoiados. Tenho visto que alguns deles estão fazendo trabalhos de motivação interna e isso é muito importante”.