A Câmara Municipal do Recife, por iniciativa da vereadora Missionária Michele Collins (PP), prestou homenagem às mulheres, nesta terça-feira (10), em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Ao total, 47 mulheres receberam o certificado de honra ao mérito.
Collins lembrou que Casa de José Mariano vem tratando de temáticas relacionadas a mulher, por meio de um conjunto de pautas positivas, a exemplo da lei municipal nº 18.241, de sua autoria que dispõe sobre o programa de apoio às mulheres vítimas de violência; e da lei 18.003, também de sua autoria, que dispõe informar aos órgãos ocorrências envolvendo mulheres com indícios de maus tratos. “Atualmente convivemos com uma realidade preocupante, quando consideramos os casos de violência doméstica e feminicídio, uma das principais causas de violações de direitos humanos. Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada três mulheres em todo o mundo já sofreu algum tipo de violência”, explicou.
Michele Collins ressaltou que as 47 mulheres que estavam sendo homenageadas representam integridade, paciência, ternura e o esforço em prol da construção de uma sociedade mais equânime. “São empoderadas, que acreditam no amor e suportam a dor do desamor, que criam e inspiram, que semeiam a esperança por dias melhores e que orientam os seus filhos e entes queridos. enfim, que pensam num mundo melhor! Precisamos reafirmar a nossa contribuição na sociedade”
Carla Patrícia Cunha, superintendente da Polícia Federal de Pernambuco, uma das homenageadas, ressaltou a liberdade de escolha e o pleno domínio dos direitos e sonhos. “Temos capacidade, formação e coragem”. Carla Patrícia também enfatizou as políticas públicas tendo como objetivo a diminuição da violência. “É preciso incentivar PP’s em parceria com a iniciativa privada criando, assim, possibilidades ao mercado de trabalho. É fundamental para diminuir a violência e tornar um mundo mais justo e melhor, facilitando a inserção da mulher, especialmente as que estão em condição de vulnerabilidade”, ponderou.
Estavam presentes na solenidade, o desembargador do TJPE; Stênio Neiva; o Cônsul do Uruguai em Pernambuco, Rodrigo Carneiro Leão; a coronel do Exército e diretora do Hospital Militar de Área do Recife, Maria Sandra Andrade; o Defensor Público de Pernambuco, José Fabrício, Dalva Cabral de Oliveira Neta, coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Cidadania de Pernambuco, as jornalistas Meiry Lanunce e Roberta Jungmann, Vírgina Moury, Defensora Pública da Mulher, o deputado estadual Pastor Cleiton Collins.
- Joselita Maria- coordenadora e fundadora da Comissão de Saúde Independente de Roda de Fogo
- Márcia Marinho – escritora, conferencista e apresentadora da tva2
- Mara Lucia Carvalho- coordenadora da Pastoral da Sobriedade da Arquidiocese de Olinda e Recife
- Margarida Magalhães- coordenadora estadual da Patrulha Maria da Penha
- Maria da paz Azevedo Silva- presidente da Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer de Pernambuco
- Marilene Cardoso- artesã
- Marly Correia Gonçalves dos Santos- diretora estadual em Pernambuco da UNIPAS- União Internacional de Pastores e Capelães Voluntários
- Maria Sandra Andrade- coronel do exército e diretora do Hospital Militar de Área de Recife
- Meiry Lanunce- jornalista
- Nalva Cristina- juíza e pastora da igreja batista da lagoinha recife
- Nadege Melo- locutora e pastora da igreja evangélica manancial
- Núbia Mesquita- presidente do Espaço Criança – AHR
- Patrícia Leimig Amorim de Oliveira- mestre em odontologia, oficial r2 do Exército brasileiro
- Roberta Jungmann- jornalista
- Rúbia Helena Castro Goulart- coordenadora regional em Pernambuco do Amor Exigente
- Ruth Farias Vieira- uma das primeiras líderes de movimentos de avivamento no Ministério de Seminário de Vida no Espírito Santo, da Igreja Episcopal carismática do brasil
- Tânia Sanches da Silva – presidente da Confederação de Irmãs Beneficentes da Assembleia de Deus Campo de Jaboatão
- Valderize Milanez Campos de Almeida- presidente da Associação de Familiares dos Dependentes Químicos e Apenados de Pernambuco
- Virginia Célia Saraiva Gonçalves Moury Fernandes- Defensora Pública da Mulher na 2ª Vara de Violência Doméstica da capital
- Outras mulheres também foram homenageadas. Elas faziam uso de drogas e após passarem por uma casa de recuperação tiveram as vidas renovadas:
- 40- Ana Paula Soares
- 41- Bruna Wanessa Dionísio da Silva
- 42- Íris Lopes Firmino de Lima
- 43- Juliana Pereira Campos da Silva
- 44- Maria de Fátima da Silva
- 45- Patrícia Vasconcelos
- 46- Ruth Calasans
- 47- Viviane Ludgero da Silva