Michele Collins destaca criação de subcomissão para ajudar pessoas em situação de rua no Recife

 

A vereadora Michele Collins (PP) subiu a tribuna, nesta terça-feira (04), para repercutir a reunião que teve com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, Ana Rita Suassuna. “Conversamos sobre a situação da população de rua na cidade e o que temos visto são pessoas dormindo na rua, jogadas. Não temos visto políticas públicas que alcance essas pessoas”, disse. O encontro ocorreu na última segunda-feira (03), na Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Casa de José Mariano.

Michele Collins destacou a criação de uma subcomissão para tratar exclusivamente sobre políticas públicas para pessoas em situação de rua. “Ontem, com os esclarecimentos da secretária, descobri que existem alguns tipos de serviços essenciais para acolher a população, mas que ainda não são suficientes. Como presidente da Comissão de Direitos Humanos, criamos uma subcomissão com a sociedade civil e com o povo de rua. São eles que têm mais propriedade para falar”, justificou.

“Nós, enquanto poder público, cidadãos e seres humanos, não podemos ficar alheios a essa situação. No Recife não existe nenhum local que essas pessoas possam procurar para dormir. Não existem abrigos noturnos. Existe o Centro Dia e o Centro POP e, eles não dão conta. Cada um comporta 90 pessoas e a instalação é rotativa. É uma situação muito triste e estamos empenhados nessa missão para cuidar dessas pessoas”, acrescentou.

A parlamentar ainda convidou os demais vereadores para fazerem parte da subcomissão. “Vamos lutar por essa causa e para dar voz a essas pessoas que não têm voz. Nas vezes que recebi a população de rua aqui na Câmara, eles não conseguiram entrar na Casa do povo para falar com os representantes, já que a maioria usa bermuda. Junto com o vereador Ivan Moraes (PSOL), vamos conseguir fazer alguma coisa por elas”, ressaltou.