Nesta quarta-feira (15), é celebrado o Dia Internacional da Família, data proclamada em 1993, pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas. Na Câmara do Recife, o assunto foi repercutido pela vereadora Michele Collins (PP). Em seu discurso, a parlamentar defendeu que o incentivo e o cuidado com os laços familiares devem ser valorizados na elaboração de políticas públicas.
Ao subir à tribuna, Michele Collins disse ter comemorado a data conversando sobre o tema com cidadãos do Recife no centro da cidade. Ela afirmou ter pedido para que as pessoas falassem sobre suas famílias por um minuto e relatou ter entrado em contato com familiares de algumas delas para reforçar laços afetivos.
“A família é muito importante como base de todo cidadão. Porém, ela tem sofrido hoje muitas tentativas de destruição. Precisamos, cada vez mais, fortalecer a família. Por isso, temos umas Frente Parlamentar em Defesa da Família e da Vida para reforçar seus valores”, acrescentou.
A vereadora teceu, ainda, críticas à modalidade de divórcio impositivo, regulamentado em Pernambuco por provimento judicial na última terça-feira (14). Por meio dessa modalidade de divórcio, uma das partes pode cancelar o registro do casamento sem o consentimento do ex-cônjuge. “Antigamente, você tinha que fazer a separação de corpos, tinha que ficar um tempo esperando. O juiz perguntava se queria mesmo. Agora, quem quiser se separar vai ao advogado, vai no cartório, e acabou. A esposa só vai receber uma carta. Isso é muito triste.”
Em um aparte, o vereador André Régis (PSDB) elogiou a iniciativa realizada por Michele Collins no centro do Recife. “Quero parabenizar à senhora por colocar que as pessoas deveriam ser estimuladas a dizer que amam umas às outras. As pessoas sentem a necessidade de saber que são reconhecidas.”