A vereadora Michele Collins (PP) falou nesta terça-feira(14), na tribuna da Câmara do Recife, da lei municipal de número 18.402/17, de sua autoria, que cria a Semana Municipal de Apoio e Conscientização sobre o Parto Humanizado, realizada anualmente, na primeira semana de maio. “Pensando nas mulheres, fizemos essa semana para debater o tema e trazer a consciência sobre o parto humanizado. A lei tem o objetivo de apoiar e estimular a prática do parto humanizado na cidade”, disse.
Michele Collins falou sobre as dificuldades de ter um parto normal na Rede Pública de Saúde do Recife. “Vemos o grande número de mulheres que tem o desejo de ter seu filho em um parto normal, mas não encontram o apoio na rede pública de saúde. Já é uma condição que esse parto seja uma cesariana”.
A parlamentar lembrou de uma lei de sua autoria que permite que os familiares participem do parto nos hospitais. “A equipe envolvida no parto humanizado atua para assegurar um ambiente acolhedor e tranquilo para a mãe. Peço até desculpa aos meus colegas vereadores, mas esse dom só foi dado à mulher, de saber o que é um parto e sentir essa dor. Agradeço a oportunidade de estar nesta Casa como mulher, não que os homens não tenham a sensibilidade necessária, mas, talvez, se não tivesse mulher aqui no espaço de poder, temas como esse não seriam pensados e debatidos.”
A vereadora agradeceu a sanção do seu projeto ao prefeito Geraldo Julio e fez um apelo à gestão municipal, para melhores condições para as mulheres terem seu parto humanizado. “Agradeço ao prefeito por entender a necessidade e olhar para as mulheres. Nos hospitais públicos do Recife, que possa haver a sensibilização das equipes, para que aumente o número de partos humanizados na cidade.”