Acidentes de trânsito causados pelo uso de celular na hora de dirigir ocupa a terceira posição de causas mais comum de fatalidades no trânsito. Pensando em mudar esse quadro no Recife, a vereadora Missionária Michele Collins subiu a tribuna da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (29), para repercutir o impacto positivo da campanha em outros Estados e defender que a Cidade do Recife possa aderir a iniciativa.
Segundo dados do Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) citados pela vereadora, o número de motoristas flagrados utilizando o celular enquanto dirigem aumentou no Recife em 2018 e relação ao ano anterior. As infrações registradas na cidade subiram de 21,2 mil casos em 2017 para 22,9 mil casos em 2018. O uso do celular, acrescentou Michele Collins, é a terceira maior causa de acidentes no trânsito no país, com 54 mil mortes anuais associadas a esse comportamento.
Em seu discurso, a parlamentar disse já ter apresentado à diretora-presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) um requerimento em que pede a adoção de uma iniciativa nos moldes da campanha ‘Pare de Dirigir Teclando’, desenvolvida em Campina Grande. “Como forma de amenizar os acidentes causados pelo uso dos aparelhos, alguns fabricantes vêm incorporando tecnologia integrada aos seus veículos. Porém, isso apenas não basta para solucionar o grave problema provocado pelos acidentes. São necessárias campanhas para mudar essa realidade”, explicou.
A parlamentar não deixou de ressaltar que o uso do celular é uma conduta de risco tanto para motoristas como para pedestres. Ela ainda se posicionou a favor de um aumento na multa aplicada aos condutores flagrados utilizando o celular – atualmente, a legislação de trânsito brasileira tem a penalidade no valor de R$ 293,47, sendo infração gravíssima com inclusão de 7 pontos na carteira.