A vereadora Missionária Michele Collins (PP) realizou, nesta terça-feira (26), na Câmara Municipal do Recife, reunião pública para debater o feminicídio.no Recife. A parlamentar é autora da Lei municipal nº 18.477/18, que cria a Semana Municipal de Combate ao Feminicídio.
Segundo Michele debater o tema é importante diante de números tão alarmantes no Estado. “É um importante espaço para tratarmos de um tema cuja denominação é algo recente na nossa língua, porém se constitui uma prática antiga na nossa coletividade”, destacou. “A reunião de hoje, em alusão à Semana Municipal de Combate ao Feminicídio, é uma maneira de fortalecer uma consciência política e social acerca da existência desse crime e da forma como enfrentá-lo”, afirmou a vereadora.
Pernambuco ocupa o sétimo lugar entre os estados com o maior número de assassinato de mulheres e o quarto onde, comprovadamente, esses crimes foram considerados feminicídio. No país, entre março de 2016 e março de 2017, ocorreu mais de 2.900 casos no Brasil, o que representa um aumento de 8,5% em relação a 2015, segundo dados levantados por ministérios públicos estaduais. “É fato que o nosso país detém uma das legislações mais avançadas no mundo. Porém, muita coisa ainda precisa mudar, especialmente com relação à cultura da impunidade. Punir é um passo relevante neste processo”, advertiu.
Na defesa da Mulher, Michele Collins ainda é autora da Lei nº 18.241/16, que criou na Cidade do Recife, o Programa de Apoio à Mulher Vítima de Violência, que tem a finalidade de oferecer condições de proteção à integridade física e apoio psicológico às mulheres submetidas à violência, orientando, acolhendo e fazendo os encaminhamentos necessários.