A vereadora Missionária Michele Collins recebeu, nesta segunda-feira (18), na Câmara Municipal do Recife da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) – Regional Pernambuco, Cleonice Albuquerque. Na pauta assuntos relacionados à doença de Alzheimer. No Brasil, por ano são 55 mil novos casos.
Para Michele Collins, é importante essa aproximação para divulgar mais o Alzheimer, que muitas vezes é desconhecido pela família. “Esse é um tema muito importante e que é pouco disseminado, geralmente as pessoas, têm dificuldades de identificar a doença. Por isso, criamos a Lei nº 18.400/17 que instituiu o Dia Municipal de Conscientização e Prevenção do Mal de Alzheimer com o intuito de alertar a população acerca do tema”, enfatizou.
Cleonice Albuquerque destacou a importância do encontro. “Uma reunião dessas é uma das coisas necessárias que temos hoje. Nós, como sociedade civil, não temos muito apoio. Encontrar alguém que queira e se propõe a fazer a divulgação desse assunto é muito importante. E isso, faz com que as pessoas entendam que a doença de Alzheimer é uma coisa séria e que quando chega a uma casa ela não afeta só uma pessoa, ela afeta uma família inteira”, destacou.
Alzheimer – A Doença de Alzheimer é uma enfermidade incurável que se agrava ao longo do tempo, mas pode e deve ser tratada. Quase todas as suas vítimas são pessoas idosas. A doença se apresenta como demência, ou perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), causada pela morte de células cerebrais. Quando diagnosticada no início, é possível retardar o seu avanço e ter mais controle sobre os sintomas, garantindo melhor qualidade de vida ao paciente e à família. Seu nome oficial refere-se ao médico Alois Alzheimer, o primeiro a descrever a doença, em 1906. Ele estudou e publicou o caso da sua paciente Auguste Deter, uma mulher saudável que, aos 51 anos, desenvolveu um quadro de perda progressiva de memória, desorientação, distúrbio de linguagem (com dificuldade para compreender e se expressar), tornando-se incapaz de cuidar de si.