A criação da Semana Municipal de Conscientização sobre Diagnóstico, Acompanhamento e Tratamento da Síndrome da Deficiência Imunológica Adquirida (AIDS), foi levada à tribuna da Câmara do Recife, nesta quarta-feira (14), pela vereadora Missionária Michele Collins. O projeto que é de sua autoria foi sancionado na ultima terça-feira (13). A Semana vai acontecer anualmente na semana em que constar o dia 1ª de Dezembro.
De acordo com a parlamentar, a iniciativa vai fortalecer as políticas públicas voltadas ao tema. “Mesmo com tantos avanços na medicina e todo o esclarecimento, a população ainda sofre com a doença. Por isso, a criação dessa semana é tão importante e realizará campanhas, debates, palestras, distribuição de panfletos, cartazes educativos, entre outras atividades para ajudar nessa causa”, explicou.
Em Pernambuco, a doença acomete principalmente a população masculina, e dentre estes os contaminados por meio de relações sexuais. “Desde 1983, quando as notificações se iniciaram no Estado, já foram registrados 25.218 casos de AIDS e mais de dez mil mortes. Em 2017, foram registrados 396 novos casos, sendo 259 em homens e 137 em mulheres. Além disso, houve 421 mortes pela doença. São números muito alarmantes.”