Missionária Michele Collins tem projeto de lei sancionado nesta terça-feira (13)

 

O prefeito em exercício, o vereador Eduardo Marques sancionou, nesta terça-feira (13), o projeto de lei nº 294/2017, de autoria da Missionária Michele Collins, que cria a Semana Municipal de Conscientização sobre Diagnóstico, Acompanhamento e Tratamento da Síndrome da Deficiência Imunológica Adquirida (AIDS), a ser realizada anualmente na semana em que constar o dia 1º de dezembro. Atualmente, em Pernambuco, segundo a Secretaria de Saúde do estado, há mais de 8 mil pessoas infectadas pelo HIV, sendo a maioria homens.

A semana acontecerá com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre assuntos relacionados ao indivíduo portador dessa síndrome, para a promoção dos direitos humanos, bem como para conscientizar a população sobre o diagnóstico, o acompanhamento e o tratamento dessa doença.

O vírus HIV prejudica o sistema imunológico, responsável pela defesa do organismo contra as doenças. A Aids representa o estágio mais avançado da infecção, que apesar de não ter cura, tem tratamento, o qual pode melhorar a qualidade de vida e impedir a evolução da doença. A transmissão do HIV se dá por meio de relação sexual, do contato com sangue contaminado ou também pela transmissão vertical de mãe para filho.