Missionária Michele Collins destaca Semana Municipal da Mulher Empreendedora

 

A vereadora Missionária Michele Collins subiu à tribuna da Casa José Mariano, nesta quarta-feira (10), para destacar a Semana Municipal da Mulher Empreendedora, criada através da Lei nº 18.221/2016, de sua autoria. A semana que começa no dia 08 de outubro teve essa data escolhida em homenagem à formatura da primeira turma de mulheres pernambucanas no Programa Nacional de Trabalho e Empreendedorismo da Mulher.

Michele Collins também aproveitou a ocasião para comemorar a votação conquistada pelo marido, pastor Cleiton Collins. “Quero agradecer a todos os eleitores e eleitoras pelos votos recebidos para a reeleição do pastor Cleiton Collins. A futura deputada, Gleide Ângelo, também gostaria de parabenizá-la e também as nossas congratulações ao governador Paulo Câmara. Foi uma alegria muito grande vencer a batalha no primeiro turno”.

A Missionária Michele enfatizou sobre os avanços obtidos pelas mulheres desde a última década. “O Brasil tem cerca de 7,9 milhões de mulheres donas do próprio negócio e o crescimento do empreendedorismo feminino não para. segundo dados do SEBRAE, das 955 mil novas empresas registradas, 51,5% foram abertas por mulheres empreendedoras. sem contar o mercado informal que tem um crescimento proporcional ao desemprego”, explicou.

A parlamentar destacou ainda que neste ano houve um aumento no número de mulheres envolvidas em negócios de até três anos e meio de atuação. “O segmento feminino alcançou uma taxa de 15,4% enquanto o segmento masculino somou 12,6% de participação. Os dados são de um estudo realizado em 2017, SEBRAE e pelo instituto brasileiro de qualidade e produtividade (ibpq)”.

A presença feminina no mercado de trabalho já vem assumindo novos contornos ao longo das últimas décadas. “Houve um aumento do número de mulheres em cargos altos dentro de empresas de acordo com o IBGE. Elas ocupam 37% dos cargos de chefia. O número representa um grande avanço em relação ao que se observava em décadas passadas. É uma conquista que não pode ser deixada de lado quando se fala em emancipação feminina”, finalizou.

Collins aproveitou o tema para repercutir o baixo índice de mulheres eleitas na última eleição. “É uma pena que o número tão pequeno de mulheres foram eleitas para o Senado e para a Câmara Federal”, lamentou.