Missionária Michele Collins participa de  I Encontro Pernambucano de Ex-residentes de Comunidades Terapêuticas 

 

A Federação Pernambucana de Comunidades Terapêuticas (FEPECT) em Parceria com a Secretaria Executiva de Política sobre Drogas do munícipio do Recife realizou, nesta quarta-feira (22), no Teatro Luiz Mendonça, Parque Dona Lindu, o I Encontro Pernambucano de Ex-Residentes de Comunidades Terapêuticas que teve como tema: “Unidos pelo Direito de Recomeçar”.

A iniciativa reuniu diversas Comunidades Terapêuticas (CTs) de Pernambuco. A Missionária Michele Collins reforçou o desejo da regulamentação das CTs no Estado.  “Nós queremos uma lei estadual que venha legitimar o trabalho das comunidades terapêuticas, que venha regular esse serviço aqui no estado. Já é regulado nacionalmente, mas ainda não é lei, é uma normatização. Aqui no Estado será Lei muito em breve”, enfatizou.

Segundo a presidente da Federação Pernambucana de Comunidades Terapêuticas, Rawilsean Calado, o evento é uma forma de homenagear essas instituições pelos 50 anos dos serviços no Brasil. “Estamos mostrando a sociedade os resultados e a efetividade desse modelo de tratamento. Reconhecendo, também, os benefícios do trabalho realizado pelas comunidades terapêuticas e reforçando o lugar estratégico delas que está regulamentado pela Resolução 01/2015 do Conselho Nacional de Políticas Sobre Drogas (Conad)”, explicou.

Pernambuco conta com 50 instituições em funcionamento, atendendo cerca de 4.500 dependentes químicos por ano. Já quando se fala em atendimento familiar, o número sobe para 25 mil pessoas alcançadas anualmente pelas CTs.

Participaram da solenidade mais de 600 pessoas, entre ex-residentes e seus familiares. O evento contou com a presença do o Governador do Estado, Paulo Câmara, do Secretário Nacional de Política Sobre Drogas, Humberto de Azevedo Viana Filho, do Deputado Estadual Pastor Cleiton Collins.