Missionária Michele Collins destaca Semana Municipal da Pessoa com deficiência

 

A vereadora Michele Collins (PP) destacou na tribuna da Câmara Municipal do Recife, nesta quarta-feira (22), a importância da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. A Semana teve início dia 21 e segue até o dia 28 de agosto, com seminários, corridas, passeios turísticos inclusivos, apresentações culturais, entre outras ações.

Para Michele a semana é muito importante. “A iniciativa  fortalece, conscientiza e estimula na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e solidária”, explicou a parlamentar. Collins citou, ainda, algumas leis já sancionadas, de sua autoria, que beneficiam as pessoas com deficiência. “Além da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, que foi uma proposição nossa, temos a 18.040/2014 determinando que os locais adaptem a altura de pelo menos um de seus guichês para facilitar o atendimento de pessoas que dependem de cadeiras de roda ou tenham limites de locomoção. A 18.409/2017 que dispõe sobre a implantação de um serviço de referência de doenças raras no município do Recife. Só quem tem dificuldade, sabe o problema que é no tratamento, nos medicamentos e a acessibilidade ainda é muito difícil nessa cidade. Precisamos colocar essas pessoas em primeiro plano e precisamos dar voz para elas”.

Segundo a vereadora, mais de 45,6 milhões tem alguma deficiência, segundo dados do Censo Demográfico 2010, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa 23,9% da população do país. “Quase um quarto do país tem algum dificuldade e é preciso implantar mais políticas públicas eficazes em prol desse importante segmento da população”, disse.