Missionária Michele Collins destaca projeto de políticas sobre drogas “Farol Social”

“Guilherme Uchoa dedicou tantos anos de trabalho em prol de Pernambuco. Fará falta alguém da envergadura do homem público que ele foi. Mas deixa o legado com os seus filhos”. Foi com essas palavras, que a vereadora Missionária Michele Collins iniciou seu pronunciamento, nesta quarta-feira (04), na Casa José Mariano. Além de prestar solidariedade à família do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Guilherme Uchoa, a parlamentar destacou a política sobre drogas da Prefeitura do Recife.

A parlamentar comemorou o lançamento do projeto Farol Social, na última sexta-feira, 29 de junho, no Paço do Frevo. “ Esse projeto da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos tem como objetivo apoiar o usuário de drogas atendido pela rede de saúde, assistência social ou complementar na volta ao seu território. Tendo como foco a inserção social dos egressos e na promoção dos direitos garantidos pela constituição federal”, destacou.

Collins também destacou a importância do papel do voluntário a ação. “Serão dois tipos de voluntario, o amigo social, que atuará no território ajudando no convívio social e na reinserção profissional. Outro tipo de voluntário, o chamado de amigo fraterno, irá atuar no fortalecimento e reestruturação de vínculos familiares perdidos durante o período de vício”, explicou.

Michele ressaltou ainda a parceria firmada entre as cidades do Recife e de Medellín , na Colômbia, com o objetivo de estreitar as relações para políticas de prevenção ao uso abusivo de drogas e a proteção social para incluir e acolher os usuários. “As duas cidades tem em comum a problemática de vulnerabilidade social, uso abusivo de drogas e violência. Medellín tem um modelo exitoso nessa temática e essa parceria só trará benefícios a nossa cidade”, enalteceu.

Ela destacou também que será possível o aperfeiçoamento das políticas, fazendo com que projetos de prevenção, inclusão social e acolhimento sejam mais efetivos e olhem para o indivíduo de uma forma integral. Ao final, parabenizou a Prefeitura e o prefeito Geraldo Julio afirmando que a política sobre drogas está no rumo certo e tem mostrado resultados satisfatórios.