Michele Collins promove  solene em comemoração ao Dia Municipal de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa - Michele Collins

Michele Collins promove  solene em comemoração ao Dia Municipal de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa

 

Na manhã desta terça-feira (19), a vereadora Missionária Michele Collins promoveu, no plenário da Casa José Mariano, uma reunião Solene em Comemoração ao Dia Municipal de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa, a data é lembrada no dia 15 de junho instituída por meio da Lei 18.405/17, de autoria da parlamentar. O evento acontece para fortalecer uma consciência pública e social a cerca da existência e da forma de combatê-la.

Para a vereadora é importante lembrar os 15 anos do Estatuto do Idoso. “O estatuto é uma iniciativa de caráter protetivos dos direitos desse público. Determinando que a sociedade e o poder público assegurem os direitos fundamentais ao idoso, para que seja preservada a sua saúde física e mental. Porem, nem sempre esses direitos são garantidos”, explicou.

A agressão praticada contra a pessoa idosa constitui grave violação aos Direitos Humanos, e pode ocorrer de diversas formas, tanto física como psicológica e material. De acordo o serviço do governo federal, o disque 100, foram mais de 32.600 denúncias em 2016. Desse total, 38% das queixas estão relacionadas à negligência, 26% relativa à violência psicológica e 20% alusiva à violência patrimonial.

Michele ressaltou ainda da importância de envelhecer dignamente e sugeriu ações em benefício dos idosos. “O envelhecimento deve ser considerado uma das maiores conquistas da humanidade. O aumento da população idosa nos faz repensar muitas questões. Defendemos a criação de centros de convivência de idosos, o centro dia, os quais deverão proporcionar o atendimento das necessidades básicas, manutenção do idoso junto à família, reforçando os aspectos de segurança, autonomia, bem-estar e a própria socialização dele, de acordo com as orientações e especificações da ABNT”, pontuou.

Emocionada, Michele falou da importância em poder  promover  o evento e pontuou que os idosos merecem o devido respeito da sociedade. “É um honra muito grande promover esse momento onde pudemos trazer um tema tão cotidiano de todos nós. Precisamos cuidar com muito carinho dos nossos idosos. Nós não podemos fechar os olhos diante da violência contra eles. Cada fio de cabelo branco é uma experiência a contar e temos que obedecê-los. A própria Bíblia nos orienta de que os mais novos devem obedecer aos mais velhos”.  Instituições e personalidades presentes receberam um diploma homenageando-as por serem Amigos dos Idosos.

Participaram da Solenidade a justiça do Ministério Público de Pernambuco, Luciana Dantas, a Gerente da Pessoa Idosa da Prefeitura do Recife, Cacilda Medeiros e representando o Secretário de Saúde, Jailson Correia, a Gerente de Atenção Básica Cristiane Penaforte. Estavam presentes também, várias instituições, o vereador Chico Kiko e idosos

Os homenageados (as) da reunião solene foram:

 

1 – Edleuza da Silva Oliveira – Grupo Mensageiras da Paz

2 – Edith Florêncio de Lima – Clube de Idoso Tia Edite

3 – Maria da Conceição Feliciano de Souza – Grupo de Idosos Fazendo Arte de Dois Unidos

4 – Floriza Maria de Carvalho – Grupo Luz do Prado

5 – Estefania dos Santos Cunha Lima – Grupo IESA Unidos Venceremos

6 – Maria José da Costa – Grupo Ponte do Maduro

7 – Zuleide de Farias – Grupo União e Independência

8 – Maria José – Grupo Redentor ILPI

9 – Claúdio Lima – Lar Batista para Anciãos

10 – Maria Silvania – Convento da Glória

11 – Clenise da Silva – Presidente dos Idosos da Comunidade Caranguejo

12 – Antonio Galdino da Silva – Sindicato dos Aposentados e Pensionistas

13 – Risoleta Tarcila da Silva – Grupo Beija-flor

14 – Dra. Luciana Dantas

15 – Eliane França da Silva

Confira a galeria de fotos :

/ Em Notícias / Por ASCOM / Comentários desativados em Michele Collins promove  solene em comemoração ao Dia Municipal de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa