A vereadora Michele Collins (PP) subiu a tribuna da Câmara do Recife, nesta quarta-feira (23), para chamar a atenção para a Campanha Maio Amarelo, que busca conscientizar sobre a segurança no trânsito. A iniciativa é realizada pelo Detran-PE em várias partes do estado e alertar para o aumento do números de acidentes envolvendo motociclistas.
Michele destacou que a campanha teve início em 2014 e une o poder público e a sociedade civil em prol da segurança viária. Michele divulgou ainda os números divulgados pelo Hospital Miguel Arraes, que atende ao Recife e Região Metropolitana, entre os primeiros meses de 2017 e 2018. Segundo o parlamentar, das pessoas atendidas na unidade, 72,2% são motociclistas. Um perfil que contempla homens jovens, que têm entre 20 e 39 anos, sem habilitação e sem o uso de acessórios obrigatórios, a exemplo do capacete. Os acidentes de trânsito representam 50% do número de internações no hospital.
Outro ponto que Michele Collins destacou é que 77% dos acidentes resultam em fraturas graves, o que significa um longo período de internação e gastos com saúde pública. “Nós, como representantes do povo, devemos estar engajados nesta campanha para discutir a importância destas questões”.
A parlamentar também ressaltou a deliberada desobediência de muitos motoristas às regras do trânsito e a ingestão de bebidas alcoólicas. “Pessoas irresponsáveis que bebem e vão dirigir, podendo causar graves acidentes”, lamentou. Ela sugeriu mais rigor para o cumprimento das leis destinadas à segurança nas estradas e citou que “há alguns bares nos Estados Unidos, em que a pessoa ao sair já faz o teste do bafômetro”.