A vereadora Missionária Michele Collins subiu na tribuna da Câmara Municipal do Recife, na tarde de hoje (24), para repercutir uma ação piloto de prevenção ao uso abusivo de drogas nas escolas da rede municipal de ensino, da Prefeitura do Recife. O Projeto Descolado é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
O público-alvo do projeto piloto são cerca de 300 alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) da Escola Municipal Nilo Pereira. A ideia é que, após a experiência nesta unidade de ensino, a ação possa ser levada para outras escolas municipais de Anos Finais. Com o bate-papo sobre prevenção ao uso abusivo de drogas, a Sepod tenta fazer com que os estudantes reconheçam as habilidades que têm e possam sonhar, fazer planos, fortalecer os vínculos familiares e escolares, aumentando os fatores de proteção e diminuindo os fatores de risco para uso de drogas. “O Projeto Descolado faz parte do Programa Mobiliza Recife, que integra o Sistema Mais Recife de Políticas sobre Drogas, que tem como foco a prevenção ao uso e abuso de drogas, o cuidado com os usuários e a inserção social deles. O Mobiliza Recife é o eixo de prevenção do Sistema Mais. Em junho deste ano, a Prefeitura do Recife firmou uma parceria com o UNODC para implantação do Mobiliza Recife, fazendo da capital pernambucana o primeiro município a firmar parceria com o escritório da ONU sobre Drogas e Crimes. O termo de cooperação técnica assinado pelo prefeito Geraldo Julio e o representante do UNODC no Brasil, Francisco Cordeiro, garante suporte da ONU à Prefeitura no acompanhamento do Mobiliza Recife”, explicou a vereadora.
Equipes de mobilizadores sociais da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas do Recife (Sepod) iniciaram o bate-papo sobre prevenção às drogas pela Escola Municipal Nilo Pereira. A metodologia do Descolado é pautado no respeito aos direitos humanos, na lógica da redução de danos, na responsabilidade compartilhada, na formação de agentes de transformação social e no respeito aos serviços previamente estabelecidos da rede pública.