Por autoria da vereadora Missionária Michele Collins, aconteceu na manhã de hoje, na Câmara Municipal do Recife, reunião solene em homenagem aos 75 anos da Fecomércio, instituição que vem se destacando no ramo da atividade comercial no estado. “Fundada no dia 12 de outubro de 1942, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE) vem acompanhando as transformações ocorridas na nossa sociedade e se mantendo constantemente atualizada com as novas tendências de mercado”, iniciou a vereadora.
A federação representa os interesses de empreendedores que enxergam no estado novas oportunidades de negócios, as quais resultam na geração de emprego e renda, importantes para o progresso da região. A instituição foi incialmente denominada de federação do comércio varejista do nordeste oriental, abrangendo os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. O objetivo inicial era o mesmo do adquirido ao longo de todas essas décadas: atuar em defesa dos interesses do comércio em conjunto com os seus sindicatos filiados.
A Fecomércio-PE também desenvolveu vários projetos de cunho social e de forte atuação legislativa, na defesa de uma economia de mercado livre e promove o desenvolvimento e o fortalecimento da atividade comercial, principalmente das micro e pequenas empresas, que são a maioria do setor. Preocupada em contribuir com a melhoria do setor do comércio de bens, serviços e turismo, a partir da promoção de um ambiente economicamente competitivo, socialmente justo e ambientalmente responsável, a Fecomércio-PE promove ações de desenvolvimento territorial, educação empreendedora, capacitação empresarial, estudos e pesquisas, por meio do Instituto Fecomércio-PE e em parceria com o Sebrae-PE, institutos sociais, sindicatos, shoppings, prefeituras, associações comerciais, entre outras.
“Trata-se, portanto, de uma entidade dinâmica e participativa, que atua no sentido de defender o direito de propriedade, a liberdade para exercer as atividades empresariais, a defesa da concorrência leal, da ética no desempenho das práticas profissionais, da criação de canais de abertura ao comércio, da solidariedade quanto aos movimento econômicos e que gerem benefício sociais, e o amplo entendimento com as categorias profissionais, alicerces defendidos por todos os que fazem parte desta reconhecida federação. Parabéns e que Deus abençoe sempre todos os que fazem parte dela”, finalizou a Missionária.