Vereadora Missionária Michele Collins fala sobre o Dia Nacional de Luta contra a violência à Mulher - Michele Collins

Vereadora Missionária Michele Collins fala sobre o Dia Nacional de Luta contra a violência à Mulher

A vereadora Missionária Michele Collins subiu à tribuna na Câmara Municipal do Recife, na tarde de hoje (10), para falar sobre um assunto importante para as mulheres do Brasil e do mundo. Hoje é o Dia Nacional de Luta contra a violência à Mulher, data escolhida para alertar todas as mulheres a não aceitar qualquer forma de violência, seja na rua ou em casa. O lar que seria o local de segurança se torna palco de acontecimentos horríveis, omitidos pelo medo.

A forma como a sociedade enxerga e reage a homens e mulheres sempre foi diferente. Porém, diferente do que muitos pensam essa não é uma diferença “natural”: ela é, e sempre foi construída de acordo com expectativas sociais impostas. Desde sempre se acredita que a mulher e tudo relacionado a ela pertence ao homem e à sociedade (e não à ela mesma) e, por mais que isso esteja mudando pouco a pouco, desde a conquista do voto feminino no Brasil, os resquícios dessa cultura que apaga a vontade da mulher em benefício do homem ainda são muito fortes.

Em consequência disso, tem-se um número enorme de casos de violência contra a mulher no país, sendo a doméstica a mais recorrente. O Brasil é um país no qual 3 em 5 mulheres já sofreram algum tipo de violência dentro de relacionamentos e onde 56% dos homens já declararam ter cometido algum tipo de violência contra mulheres, dentre empurrões, xingamentos, socos, tapas, etc.

Este dia impulsiona a reflexão dos números da violência e o que se tem feito para combater o problema. No Brasil, as brasileiras contam com a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, mantida pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR). O Ligue 180, além de receber denúncias, presta informações sobre procedimentos a serem tomados em caso de violação de direitos – especialmente os relacionados à violência doméstica e familiar. Portal muito importante para combater esse mal que ainda está presente na sociedade.