A vereadora Missionária Michele Collins subiu a tribuna da Casa de José Mariano na tarde de hoje (25), para discutir um projeto de sua autoria, aprovada em segunda discussão na Câmara dos Vereadores. O projeto de lei nº 232/2014, determina que bibliotecas de unidades de ensino públicas e privadas do Recife disponibilizem cartilhas de alerta sobre a alienação parental.
A Missionária também é autora da Lei nº 17.900/2013, que cria na cidade do Recife a Semana de Combate a Alienação Parental, a ser comemorada anualmente na última semana do mês de abril. Uma iniciativa que tem por objetivo esclarecer a população sobre a conduta do alienador e suas consequências para a vítima. A alienação parental é a interpretação dada para a situação na qual o pai ou a mãe influencia a criança, com o objetivo de romper os laços afetivos com o outro genitor. A vereadora Missionária foi aparteada pela vereadora Ana Lúcia e Aline Mariano, que confirmaram a importância da data.
A lei municipal também prevê A realização De Campanha Permanente de Combate à Alienação Parental, difundir orientações e materiais de publicidade educativos sobre o comportamento da família – que sofre com essa síndrome; bem como Identificar possíveis casos e encaminhá-los à Promotoria da Vara da Infância e Juventude, para possíveis providências, em consonância com o que preceitua a Legislação federal. “precisamos reagir, por meio de legislações e ações sociais, em prol de todas as crianças e pais; de todos os profissionais e pessoas envolvidas na questão da alienação parental”, explica a vereadora.
“Neste contexto, gostaria de parabenizar a atuação de algumas instituições do nosso estado, a exemplo do ambulatório de saúde mental do hospital das clínicas, dos conselhos tutelares, do centro de apoio psicossocial que realiza serviços para o tribunal de justiça de Pernambuco, entre outras, que não têm medido esforços no sentido de combater esse mal que vêm desestruturando nossas famílias”, acrescentou.
A vereadora finalizou indagando que este é um período que deve servir para compartilharmos informações, com o objetivo de auxiliar a reflexão pública acerca desta importante temática, por mais dignidade e proteção para as nossas crianças e jovens.