A vereadora Missionária Michele Collins, durante pronunciamento na sessão plenária de hoje (22), da Câmara Municipal do Recife, subiu a tribuna para falar de um movimento que acontecerá no próximo sábado (25), na praia do Pina. Intitulado Movimento PE de Paz, será realizado por lideranças de 35 igrejas e organizações sociais cristãs em ação ao alarmante aumento na violência no estado. “A partir das 6h da manhã, estarão sendo fixadas nas areias daquela orla novecentas e setenta e seis (976) cruzes, representando cada uma das vítimas da violência em Pernambuco. Essa ação tem por finalidade sensibilizar o poder público e a sociedade, para que haja a edificação de um estado mais justo e cidadão, bem como prestar amparo às famílias que hoje se encontram enlutadas”, destacou a vereadora.
O movimento acontece pelos números divulgados pela secretaria de defesa social (SDS), que divulga o aumento de 47,7% no número de assassinatos em relação ao mesmo período do ano passado, o qual contabilizou 661 assassinatos. O estado possui uma média de 17,75 mortes por dia. “São números que atinam para um estado de alerta, o que requer uma revisão das políticas públicas na área de segurança, especialmente quanto ao pacto pela vida, que precisa urgentemente passar por uma reformulação”, alerta.
A vereadora destacou que é necessário que o poder público tome medidas para solucionar a situação. Entre as medidas que considera relevantes estão: o estreitamento das relações com as instituições que atuam na área da segurança pública, o reaparelhamento da polícias, a utilização da tecnologia da informação como ferramenta que promova a integração e a descentralização das ações policiais e a interação com a comunidade; O fomento à atuação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), entre outras. “No âmbito municipal, um importante projeto na área de segurança cidadã seria a implantação de mais Centros Comunitários da Paz – Compaz, um local onde existe a promoção da cidadania e da cultura de paz, por meio da oferta de vários serviços e atividades esportivas. É importante registrar que a violência vem diminuindo na nossa cidade, no bairro onde foi instalado esse centro, bem como nas áreas circunvizinhas”.
A vereadora finalizou seu pronunciamento destacando o projeto que cria a frente parlamentar de enfrentamento à violência e políticas sobre drogas. “Como minha atuação está pautada na área de direitos humanos, reforço que não vou abrir mão de trazer esse assunto à pauta da Câmara Municipal do Recife. Parabenizo às inúmeras denominações religiosas que estão promovendo este importante ato, visto que se trata de uma iniciativa de apoio às famílias que perderam seus entes queridos e, ao mesmo tempo, um meio de cobrança para que o poder público atue em prol da redução dos atuais índices de violência que tanto preocupam os cidadãos Pernambucanos”, finalizou.