Durante sessão plenária realizada na tarde de ontem (20), a vereadora Missionária Michele Collins subiu a tribuna da Casa de José Mariano para falar sobre o Projeto de Resolução nº 1/2017, de sua autoria, que cria a Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas. “Discutir alternativas que visem minimizar os danos e os riscos do consumo De drogas deve ser uma das prerrogativas deste poder. o consumo do crack tem apresentado um crescimento considerável no Brasil nos últimos anos, sobretudo, nos grandes centros urbanos”, justifica a vereadora.
Na ocasião a Missionária destacou uma dados que mostram a necessidade de criar políticas públicas específicas. “Pesquisa do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/fiocruz) mostra que o Pais possui 370 mil usuários regulares de crack somente nas capitais brasileiras. Desse total, aproximadamente 80% são homens, negros, de baixa escolaridade e renda”, destaca.
A Frente Parlamentar proposta terá entre os seus trabalhos coletar informações junto às comunidades terapêuticas, grupos de apoio, instituições sociais, entre outros, que desenvolvam ações que auxiliem os indivíduos que usam essas substâncias a abandonarem o vício. Um dos principais resultados que se pretende atingir é o retorno do dependente químico ao convívio normal e harmonioso junto à sociedade e a sua família. A associação suprapartidária também vai trazer para o debate a necessidade de fortalecimento dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPSsad), que são unidades que prestam serviços orientados para o cuidado, atenção integral e continuada às pessoas com carências em decorrência do uso de álcool, crack e outras drogas, bem como a possibilidade da realização de convênios com instituições que atuam nessa área.
A adoção de campanhas educativas por parte do poder público e da sociedade civil, e a possibilidade da implantação de um sistema municipal de políticas públicas sobre drogas também serão defendidas pelo colegiado. É preciso, ainda, que a frente reconheça o trabalho de pessoas físicas e jurídicas que se destacam na prevenção, tratamento e ressocialização de ex-usuários de substância psicoativas.
A vereadora finalizou seu pronunciamento convidando os vereadores interessados para participar do grupo.