A vereadora Missionária Michele Collins presidiu, na tarde de ontem (1º), a sessão solene de posse dos 39 vereadores eleições em 2016 para a Câmara Municipal do Recife. Os parlamentares, que devem cumprir seus mandatos até dezembro de 2020, assumiram seus cargos numa reunião solene que instalou a 17ª legislatura da Casa de José Mariano. Como vereadora mais votada nas eleições, com 15.357 votos, a parlamentar assumiu a presidência da solenidade. “Sob a proteção divina, estão abertos os trabalhos para a reunião solene de instalação da 17ª legislatura. Que Deus nos abençoe e inspire”, disse a presidente.
Em seguida, Michele Collins convidou a segunda vereadores mais votada Aimée Carvalho, e o terceiro, Fred Ferreira, para assumirem a primeira e segunda secretarias da mesa, respectivamente. Após a execução do Hino Nacional, a mesa recebeu os diplomas e os envelopes com declaração de bens dos vereadores eleitos. Eles precisaram ainda declarar um compromisso regimental prometendo defender a Constituição Federal, a Constituição de Pernambuco e a Lei Orgânica do Recife.
Na ocasião a vereadora agradeceu a oportunidade de presidir a sessão. “Eu gostaria de fazer um agradecimento especial a Deus, que me proporcionou a oportunidade de ser a primeira mulher a presidir esta reunião. Sinto-me bastante honrada em assumir a presidência desta cerimônia. Ao longo dos anos, a Câmara Municipal do Recife vivenciou muitos debates e sempre buscou defender os interesses do povo. Ao longo da sua história, conquistou o respeito da nossa comunidade. Como legisladores, temos a responsabilidade de dar prosseguimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido na Casa de José Mariano.”
A Missionária ainda presidiu a votação da nova Comissão Executiva da Câmara. Em votação aberta, foram eleitos os seguintes vereadores para a composição da Comissão Executiva: Eduardo Marques, para a presidência; Carlos Gueiros, para a primeira vice-presidência; Fred Ferreira, para a segunda vice-presidência; Chico Kiko, para a terceira vice-presidência; Marco Aurélio, para a primeira secretaria; Marco di Bria, para a segunda secretaria; Jairo Britto, para a terceira secretaria. Os suplentes de secretário eleitos foram Romerinho Jatobá e Aderaldo Pinto.