Projeto de Decreto Legislativo 20/2016, de autoria da vereadora Michele Collins, foi aprovado no plenário da Casa de José Mariano
A Câmara de Vereadores do Recife aprovou, na última segunda-feira (4), a entrega da Medalha do Mérito José Mariano ao Grupo JCPM. Esta é a maior comanda do Poder Legislativo na capital pernambucana. A iniciativa partiu da vereadora Missionária Michele Collins (PP) através do Projeto de Decreto Legislativo 20/2016. O objetivo é homenagear a instituição e o presidente do grupo, o empresário João Carlos Paes Mendonça.
Há 50 anos, o Grupo JCPM atua em Pernambuco e está presente em diversos segmentos, como os setores de comunicação, shopping centers e imobiliário. A instituição também realiza ações sociais por meio do Instituto João Carlos Paes Mendonça (IJCPM).
“Gostaria de destacar as diversas ações sociais através do Instituto João Carlos Paes Mendonça. Nós sabemos que, na nossa cidade, muitos jovens, adolescentes e famílias estão sendo beneficiados com as iniciativas do Grupo, que surgiu a partir dos sonhos de um homem simples”, enfatiza Michele Collins.
Além do Instituto JCPM, o grupo trabalha com ações filantrópicas por meio da Fundação Pedro Paes Mendonça, em Sergipe. No setor de mídia, o trabalho é feito no Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), considerado um dos maiores conglomerados de imprensa do Norte e Nordeste.
Nas cinco décadas de existência, o Grupo JCPM vem empreendendo um verdadeiro processo de diversificação dos seus negócios, tendo investido no agronegócio, na atividade industrial e na área de comunicação. “É dessa forma que o Grupo JCPM contribui de maneira efetiva para o desenvolvimento de nossa economia, movimentando milhões de reais e gerando centenas de empregos no nosso estado e, em particular, na nossa cidade”, avalia Michele Collins.
Ainda não há uma data definida para a entrega da honraria. A expectativa é de que a cerimônia aconteça no próximo mês de agosto.
COMEÇO – No Recife, o Grupo JCPM deu início às atividades em 2 de junho de 1966, com a inauguração de uma loja do Supermercado Bompreço, em Casa Amarela, na Zona Norte da capital pernambucana. “Já nessa época, o empresário João Carlos Paes Mendonça demonstrava um forte vínculo afetivo e comercial com o Recife. Por isso, parabenizo o presidente do grupo JCPM e todos que fazem a instituição”, ressalta Michele.
Um ano após a abertura do supermercado, o Bompreço cresce e abre novas lojas em outros bairros do Recife. A partir de 1970, o Grupo JCPM começa a ultrapassar as fronteiras de Pernambuco, implantando novos empreendimentos em vários estados do Nordeste. Hoje, está presente nos nove estados da região.