A vereadora ressaltou que as mulheres precisam ocupar mais espaços de poder. “De acordo com a publicação, há um grave problema de sub-representação feminina nos espaços políticos, que precisa ser modificado. É necessária uma reforma política que leve em conta políticas afirmativas e regras mais eficientes para garantir condições efetivas de sucesso para as candidaturas femininas”, disse.
Michele Collins lembrou que por lei, desde 2010,l os partidos políticos são obrigado a preencherem 30% das vagas com candidaturas femininas. “Dos 81 Senadores, apenas oito são mulheres, e dos 513 Deputados só 44 são do sexo feminino. A cartilha é uma iniciativa conjunta do Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos, do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher e da bancada feminina no Congresso Nacional”.
Ela finalizou dizendo que “as mulheres representam uma parcela importante e significativa na política. Mostram sensibilidade na sua atuação para abordar diversos assuntos e temas relevantes para toda a sociedade”.
Câmara Municipal do Recife
Foto: Carlos Lima