Situação dos mercados públicos do Recife é tema de audiência. - Michele Collins

Situação dos mercados públicos do Recife é tema de audiência.

DIVULGAÇÃO

A vereadora do Recife, Missionária Michele Collins (PP) participou ontem de audiência pública, na Câmara Municipal do Recife sobre a situação dos mercados públicos da cidade. Na ocasião, foram ouvidas as reclamações dos comerciantes dos mercados públicos do Recife no que se refere à falta de limpeza, manutenção e de vagas para estacionamento, provocando a queda de vendas de mercadorias e serviços. No período de campanha eleitoral, Michele visitou os mercados públicos da capital pernambucana. A iniciativa de promover o encontro foi da vereadora Aline Mariano (PSDB).

Na ocasião, proprietários de boxes presentes à audiência,  como Abelardo Wanderley, do mercado do Pina se queixaram da falta de limpeza, de treinamento de pessoal e de mais apoio da prefeitura.

Em resposta, o presidente da CSURB explicou que está sendo elaborado, contando com as sugestões dos comerciantes, um plano de recuperação para os mercados. Uma das ações, a ser iniciada em junho no mercado de Afogados, é um levantamento dos problemas emergenciais. “Todos os mercados serão beneficiados mas o orçamento para reformas só será anunciado após este diagnóstico”, disse Marcelo Côrte Real.

Entre as iniciativas também está prevista a viabilização de um projeto em conjunto com a CSURB, em cinco mercados com vocação turística (São José, Boa Viagem, Madalena, Boa Vista e Encruzilhada), para capacitar 400 permissionários através de um convênio com o Sebrae. “A Prefeitura está criando um grupo de trabalho para apoiar a Companhia de Serviços Públicos”, afirmou Bruno Pinho Alves.

Para Michele Collins é preciso organizar os boxes, implementando ações de limpeza e estruturais. Muitos precisam ser revitalizados, reformados. “Os mercados públicos além de serem pontos de visitação, são fonte de renda para muitos comerciantes e um espaço para a população local comprar os produtos”, destacou a vereadora.

A promotora de urbanismo do Ministério Público de Pernambuco, Selma Carneiro apresentou várias sugestões e propostas, como a criação de um grupo de trabalho formado por órgãos e secretarias municipais e poder legislativo para acelerar a solução dos problemas dos mercados; encaminhamento pela Câmara Municipal de uma proposta para que os mercados de Areias e Boa Viagem (hoje privados) se tornem públicos; que o legislativo também encaminhe proposta para que os mercados se tornem patrimônios imateriais e, com isso, recebam outros benefícios; criação de associações de permissionários dos mercados; e para que a limpeza destes equipamentos seja considerada uma prioridade.

Será elaborado um requerimento para que seja criada uma comissão especial na Câmara para acompanhar e monitorar todo o plano de ação da Prefeitura relativo aos mercados.

ASCOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.