Vereadora quer secretaria para drogas - Michele Collins

Vereadora quer secretaria para drogas

Camara Municipal do Recife

Vereadora quer secretaria para drogas

 

Requerimento da vereadora Michele Collins (PP), apresentado nesta quarta-feira, 03, na Câmara do Recife, propõe a criação de uma Secretaria Municipal de Políticas sobre Drogas. Ela disse que nas últimas décadas houve aumento significativo no uso de substâncias psicoativas, o que traz preocupação social. “A Organização Mundial de Saúde alerta que o abuso dessas drogas trouxe dependência química a 10% da população mundial, representando grave problema de saúde pública, levando à morte de muitos jovens”.

Segundo ela, a situação no Brasil foi agravada pelo avanço do crack, cujo consumo e tráfico estão intimamente relacionados à violência. “Estima-se que 1% da população brasileira faz uso de algum consumo de cocaína e metade desse consumo é na forma de crack”. Para ela, esse avanço é resultado da falta de políticas públicas diretamente ligadas a esta realidade, dificultando a atuação dos profissionais de saúde, educação e assistência social.

Michele Collins defende que a implantação desse órgão resultará no fortalecimento da rede de saúde, na redução de riscos e danos associados ao uso e abuso de drogas, na melhoria da qualidade de vida dos usuários e de seus familaires. “Em março de 2012, Recife assinou a adesão ao Programa Crack é Possível Vencer, em conjunto com o governo federal e estadual, onde o município se compromete a criar comitês locais, instituir grupo executivo, elaborar um plano de ações garantindo a integração dos programas nas áreas de saúde, segurança, assistência social, justiça, educação, direitos humanos, esporte e cultura. “Esta inicitiva deve resultar na melhoria da articulação das redes de saúde, assistência e educação, bem como nas questões levantadas pela comunidade”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.